Busque no blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Zilog - Z8 encore  gravação, debugagem  e circuito de conversor por transistor comum... 



       

          Vamos agora abordar a parte de gravação dos microcontroladores da Zilog usando um conversor serial para TTL transistorizado e integrado todos os circuitos que são necessários para que a gravação seja perfeita.
          Na figura abaixo podemos perceber que temos componentes simples e fáceis de serem encontrados na loja www.cleapseletroeletronica.com e o que não encontrar basta deixar um aviso ou comentário no próprio site. Perceba que o circuito é muito simples e foi criado em um programa opensource chamado KICAD PCB e que pode ser baixado e usado livremente no site www.kicad-pcb.org . Desenvolvemos este gravador para que as pessoas possam fazer em casa de maneira prática e fácil.


          Observe que a alimentação vem da placa com o microcontrolador e é só plugar o gravador ou desplugar sem comprometer nenhum pino do MCU o que é fantástico quando se está trabalhando com gravação de microcontrolador. 
         Neste contexto, sempre que perdermos um gravador, comprado e caro e um debugador também, temos a infelicidade de comprar novos sempre que perdemos ou temos de atualizar algo pagando algum tipo de licença e com os microcontroladores da Zilog, isso não acontece. 
          É importante observar que não é comum achar esses microcontroladores no Brasil, mas é possível conseguir amostras para seus experimentos e usando nosso circuito de gravação e debugagem de custo baixo é possível diminuir, drasticamente, os riscos com investimentos altos em produtos caros. 
          Bom, a zilog não tem uma política de marketing no Brasil devido ao número pequeno de desenvolvedores e de usuários, vamos ver se isso muda com a divulgação dos seus chips e da empresa e assim poder desmistificar a ideia de empresa que sumiu. O que não é verdade e que está mais forte que nunca. 
          Observamos na figura a seguir que o pino DBG é o único pino que fica separado somente para a função de carregar e descarregar o programa feito no ZDSII. Sendo muito importante essa característica quando estamos desenvolvendo algum projeto ou trabalho e precisamos ficar preocupados com que pino usar e que não ofereça conflito com nossos periféricos, ou do microcontrolador, ou externos. 
          Na figura abaixo criamos um circuito também simples e que deve ser alimentado com 3.3V, lembrando que os microcontroladores da zilog são tolerantes a tensão de 5V somente nos pinos no modo entrada e evitados nos pinos de alimentação. 
          No nosso caso, colocamos dois diodos 1N4007 em série para reduzir os 5V de entrada para perto de 4.0 V sem carga e para perto de 3.4V com carga. e não tivemos nenhum problema no nosso laboratório, inclusive acendendo leds e acionando relés. 

          Quero, aqui comunicar, que saibam da intenção de criar um kit que a pessoa simplesmente só precisa baixar o ZDSII da zilog e plugar no computador ou no laptop o tal kit e já começar a digitar os códigos e ir criando seus projetos e trabalhos. Se for de interesse, se manifestem para eu poder saber da dimensão do interesse das pessoas nessa linha de microcontroladores e assim poder saber quantos kits poderei criar. 
          Por hora é só e até a próxima aventura .... 
          andrepereira@ig.com.br 
          www.cleapseletroeletronica.com 

          


Nenhum comentário:

Postar um comentário