Busque no blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

IDE eclipse no desenvolvimento em microcontroladores

IDE Eclipse e os microcontroladores


     
          Neste artigo quero falar do ambiente de desenvolvimento com eclipse IDE. IDE é uma abreviação de ambiente de desenvolvimento integrado e que representa um ambiente gráfico para se escrever códigos em diversas linguagens e de domínio público e grátis.
          Inicialmente as empresas voltadas a criarem softwares para dispositivos diversos, como TV, laptops, computadores pessoais e servidores, tablets e celulares, dentre outros, possuíam seus próprios programas ou IDEs para essa finalidade o que incorria em que os desenvolvedores devessem possuir conhecimento em diversas linguagens e ambientes para poderem ter um excelente trabalho voltado ao resultado. Imaginem um programador C, PHP e assembler ter de dominar diversos ambientes e plataformas em uma confusão de sintaxes e familiarização de um amplo mundo de softwares e todos espalhados em muitas maneiras.
          Para corrigir isso, um grupo de pessoas criaram o eclipse IDE, um ambiente de desenvolvimento onde as empresas desenvolvedoras de qualquer software passível de ser integrado ao eclipse, com o intuito de se ter em um único ambiente a possibilidade de programar ou criar códigos em diversas linguagens em um único local e melhor, poder desenvolver plugins mais eficientes e distribuir para mais pessoas terem acesso.
          No decorrer dos anos, as empresas proprietárias se deram conta de que o mercado opensource e livre já estava consolidado e que elas é que deveriam se adequar a essa nova realidade e foi o que aconteceu com as empresas desenvolvedoras de IDEs para microcontroladores, permitindo aos desenvolvedores uma maior chance de conhecer os hardwares dessas empresas, como seus kits e MCUs.



          Plugin AVR para ECLIPSE
          
               Para quem programa códigos específicos para a linha AVR de microcontroladores da ATMEL é possível usar o GCC do Eclipse incluindo um simples plugin chamado AVReclipse e começar a digitar os códigos, ele aceita também aqueles gravadores USBASP que podem rodar tanto em linux quanto em windows e pode sewr baixado aqui em http://avr-eclipse.sourceforge.net   e é possível escrever os códigos em C/C++ ou assembler o que torna este plugin ideal para programadores que possuem uma ou as duas habilidades. 
          Posso até descrever como instalar o eclipse em outra ocasião, basta os leitores se manifestarem sobre os posts e assuntos. A contendo, deixo esta parte do post para aqueles que não conheciam esta alternativa e agora podem se deliciar com mais este método de programação. 



          Para usar o programa basta instalar e depois de reiniciar o plugin já estará pronto para uso. Para obter o plugin que ativa o gravador dentro do eclipse, acesse este site  http://www.fischl.de/usbasp/ que possui as demais informações. Por hora é só, se manifestem para projetos ou tutorial completo. 

  CCS - Code Composer Studio - Eclipse para MSP430 

           Depois temos a plataforma de programação chamada CCS, que é uma abreviação de Code Composer Studio da Texas Instruments, uma IDE em eclipse para os microcontroladores da linha MSP430 da TI. 
          Para obter uma cópia, basta seguir o link http://www.ti.com/tool/ccstudio e fazer o download.
          A Texas Instruments, percebeu também a consolidação do mundo opensource e resolveu desenvolver sua IDE também nesta plataforma, o que agrada poder usar o linux no desenvolvimento de projetos e códigos com o eclipse.


        MPLABX - IDE da Microchip. 
www.netbeans.org 


          Outra grande sacada da Microchip foi desenvolver sua IDE baseada no Netbeans, pois permite aos desenvolvedores de aplicações em outras plataformas possuir uma única IDE e os diversos plugins para serem portados para windows e linux sem estresse algum o que facilita a integração de código e de lógica. Por exemplo, recebo um programa para PIC e quero desenvolver para AVR, não preciso abrir várias IDEs, só preciso ter a lógica do programa e desenvolver conforme os recursos dos microcontroladores sem muita procura. Não estou falando de converter arquivos, mesmo por que os compiladores são diferentes. Falo em poder seguir regras de programação para usar uma lógica para outro microcontrolador na mesma IDE. 
          Para quem quer saber mais sobre a IDE da microchip, basta seguir o link http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/family/mplabx/ , baixar os arquivos desejados e começar a programar. É bom salientar que o PICKIT2 mesmo clone funciona muito bem nesta nova IDE. 


KPIT Eclipse e E2STUDIO - Ferramentas Renesas de microcontroladores.



      
          A Renesas, maior fabricante de microcontroladores de diversas linhas desde 8 até 32 bits, desenvolveu uma IDE baseada em Eclipse também, apesar de possuir o HEW, uma IDE proprietária específica para os microcontroladores mais antigos e de antes das novas fusões com a Hitachi e a NEC. Com uma família crescente e cada vez mais diversificada a empresa já contava com uma participação da KPIT Cummins, uma empresa de desenvolvimento de softwares que desenvolveu o KPIT GNU uma IDE baseada no eclipse para desenvolvimento em linguagem C/C++ e assembler para os microcontroladores da Renesas. Depois de algum tempo, saiu do forno a IDE da própria Renesas para ser usado com as novas linhas de microcontroladores. 
          Para os interessados em desenvolver para microcontroladores da Renesas em eclipse, podem acessar o site http://www.kpitgnutools.com  desenvolvido para ser usado de forma independente e pegando as linhas mais antigas como R8C e as demais ou o link http://www.renesas.com/products/tools/ide/ide_e2studio/index.jsp para quem deseja usar a própria IDE, também baseada em eclipse, para os mais novos microcontroladores da Renesas. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalizando.

          As empresas perceberam que a IDE eclipse ficou mais poderosa e que as ferramentas GNU, principalmente a GCC e a DBG, tendo nas mãos delas uma forma de perpertuarem seus produtos de forma mais rápida e prática, uma vez que basta ter atualizações para a IDE que automaticamente se tem para o GCC e outras ferramentas que ajudam no desenvolvimento dessas plataformas dentro do Eclipse. O mais importante é poder conhecer novos horizontes. 
          No caso do CCS eu não gostei da limitação de código, que, uma vez feito em eclipse, a Texas falhou com o usuário neste quesito, uma vez que estamos falando de ferramentas opensource e livre e usar algo que deveria ser assim para finalidade puramente comercial, já que se pode ganhar em volume de vendas de microcontroladores, foi demais. Mesmo assim, o limite permite desenvolver muita coisa bem significante e eficiente. Para quem desenvolve para os MSP430 não vejo problemas em desenvolvimento de softwares complexos com essa limitação. minha bronca é com a limitação, mesmo esta não afetando os microcontroladores MSP430, uma vez que estes, dificilmente, alcançarão o limite da IDE. 
          Percebemos também que a MICROCHIP usou uma outra IDE igualmente opensource e livre que é o netbeans e portanto é uma outra variante igual ao eclipse, embora incompatíveis entre si em alguns aspectos, mas que aceitam um o programa do outro normalmente, seguindo algumas alterações. 
          No mais é isso e até a próxima.....   

Nenhum comentário:

Postar um comentário