Busque no blog

sábado, 20 de outubro de 2012

Ferramentas de desenho de PCB - KICAD

Ferramentas de desenho de PCB - KICAD 

Achou interessante e quer ajudar com um valor simbólico ? Clique !


          Olá nobres leitores, gostaria de comentar sobre um programa opensource para desenho de placa de circuito impresso de nome KICAD que pode ser baixado em www.kicad-pcb.org e é um programa que roda em Lnux, windows e MAC e que vem crescendo muito em virtude do acréscimo de novos desenvolvedores ao redor do mundo que o faz um software potente para trabalhos industriais e profissionais. Até a presente data não consta a inclusão de simuladores mas já existem grupos de usuários que já colocaram scripts SPICE nele para efetuarem algumas simulações, uma glooglada deve levar a algum grupo de desenvolvedores com outras funcionalidades e plugins, além de bibliotecas feitas por usuários.
          O KICAD é hoje um programa de desenho de placas de circuito impresso e esquemários  de eletrônica e elétricos e serve para uso eletrônico e de circuitos elétricos, sendo útil para eletricistas e eletrônicos.
          Kica gera arquivos gerber, postcript e vetoriais do tipo SVG. Seu aprendizado é muito rápido e a criação de desenho muito eficiente, permitindo que o programa seja de acesso rápido para escolas técnicas e universidades com cursos de sistemas e engenharias elétricas e eletrônicas.
          Um coadjuvante do KICAD para a criação de peças em 3D é o www.wings3d.org , um programa de modelagem 3D opensource e o escolhido para gerar arquivos .wrl que o kicad aceita.  Existe a possibilidade de termos como programa 3D o www.blender.org  que é mais completo e de difícil aprendizado e que pode dar maior realismo para as peças criadas.

          Desenhar com o kicad é muito fácil e rápido. Brevemente tentarei postar um tutorial bem básico de Kicad e transferência térmica para que o leitor possa criar suas plaquinhas  e assim fazer alguns projetos em eletrônica.
          No mais é interessante conhecer este programa pela potencialidade dele que permite fazer projetos profissionais com qualidade industrial. Qualquer meio capaz de trazer inovações e ser gratuito, ou mesmo baixo custo, é importante para alavancar a profissão ou o trabalho de quem dependa dessas ferramentas.
          A muito tempo o programa favorito dos projetistas era o EAGLE pcb, gratuito com limitações de tamanho das placas e até dois layers. Então surge o KICAD com limitações profissionais de programa e após anos de aperfeiçoamento, se tornou uma ferramenta de grandes qualidades e potencialidades.
          Se você gostou e quer dar sua opinião ou tem dúvidas sobre o programa e deseja maiores informações, fique a vontade para perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário