Busque no blog

sábado, 13 de outubro de 2012

Controle remoto com PIC12f629 - parte1




Monte um controle remoto por infravermelho e aprenda mais sobre este conceito de controle usando um microcontrolador PIC12F629
Achou interessante e quer ajudar com um valor simbólico ? Clique !




Introdução



Percebemos que o avanço tecnológico vem modificando o comportamento humano ao longo do tempo e criando sempre novos hábitos no cotidiano.Permitiu-se assim a mulher viver a vida merecida, quando esta tinha de ficar escrava dos afazeres domésticos praticamente o tempo todo: Pela manhã tinha de deixar pronto o café da manhã, a tarde o almoço e a noite a janta, neste intervalo deveria dar conta de arrumar a casa, lavar as roupas na mão e muitas outras coisas que a impedia de viver.
Com o acesso a facilidades modernas, ficou mais conveniente deixar o trabalho pesado para serem feitos pelas máquinas e, assim, poder dedicar-se mais aos filhos e a família de forma mais intensa. Ir ao cinema, a praia ou a lugares que o tempo não permitia.
Agora com tanta tecnologia, a vida ficou mais fácil de ser vivida. E a proposta deste kit é fazer você aproveitar seu tempo pra estuda e aprender sobre uma das facilidades que ajudaram-no a ter conforto e lazer, o controle remoto de dispositivos eletroeletrônicos é uma realidade que todos nos dias atuais tem em casa e você vai montar um para controlar não somente um aparelho ou produto, mas o que sua imaginação lhe permitir.
Desejamos que sua montagem seja de grande utilidade e prazerosa, não limite o uso a poucas coisas, tente modificar este kit para muitas finalidades, como acender luzes, ligar bombas d’água, controlar temperatura de piscinas, enfim, deixe fluir o gênio que existe dentro de você. Boa montagem.
  

Teoria do código Manchester

A luz infravermelha tem uma característica muito peculiar ao seu espectro, não pode ser vista pelos seres humanos, mas pode ser sentida. Se você ainda não percebeu tudo que se torna quente ou produz calor emite radiação infravermelho, um exemplo somos nos , quando passamos por um sensor de presença o acionamos sem ter o menor contato devido a emissão de infravermelho dos nossos corpos que é sentida pelo sensor e assim faz com que este atue.
Outro tipo de luz invisível é a ultravioleta, que também não pode ser sentida e que pode causar grandes estragos aos nossos olhos e pele, a principal fonte é a exposição ao sol por tempo muito longo, ou estando fora da nossa atmosfera, isso por que nosso globo é bombardeado constantemente por este tipo de radiação e se não fosse o filtro natural que são os gases do nosso planeta não teríamos vida por aqui.Motivo pelo qual não se utiliza este tipo de energia nos equipamentos eletroeletrônicos.
Como a radiação infravermelha é menos perigosa aos seres humanos é escolhida para ser usada em diversos tipos de equipamentos, desde médicos /hospitalares até os de consumo, como controles remotos.
No nosso kit, será abordado o protocolo RC5, muito utilizado por controles remotos de diversos fabricantes e para não haver compatibilidade nem ser surpreendido com o acionamento inoportuno do kit por um controle remoto convencional, decidiu-se por criar um endereço diferente dos utilizados como padrão e pode ser modificado a vontade, a final você está recebendo o código fonte e depois de estudá-lo poderá galgar novos testes e um novo projeto.

Observe a tabela a seguir:

Endereços dos controles remotos


Aparelho que utiliza

DECIMAL

HEXADECIMAL




0

0X00

TV1


1

0X01

TV2


2

0X02

TELETEXTO


3

0X03

VÍDEO


4

0X04

LV1


5

0X05

VCR1


6

0X06

VCR2


7

0X07

NÃO DEFINIDO


8

0X08

SAT1


9

0X09

CÂMERA


10

0X0A

SAT2


12

0X0C

CDV


16

0X10

AMPLIFICADOR


17

0X11

RÁDIO


18

0X12

GRAVADOR1


19

0X13

PRÉ-AMPLIFICADOR


20

0X14

CD PLAYER


22

0X16

SAT A


23

0X17

GRAVADOR DIGITAL


26

0X1A

CDR



          O protocolo RC5 é definido para ser usado por dispositivos distintos, isso permitiu o surgimento e o barateamento de controles remotos universais, mesmo sem ser do próprio fabricante do aparelho controlado.
No Brasil o protocolo RC5 é utilizado pela PHILIPS e CCE em seus aparelhos e outras empresas também o utilizam ao redor do mundo.Mas estamos agregando também o transmissor e com isso não é necessário utilizar seu controle comum, não agora, só depois de ter feito a montagem e se divertir e aprender com o que está no kit e só depois de entender partir para as modificações.
Além dos endereços responsáveis pela definição do tipo de aparelho temos também os comandos.Não basta apenas definir o aparelho, devemos definir também o que este aparelho irá realizar de tarefa , como é mostrado na próxima tabela:



Comandos dos controles


Ação dos aparelhos

DECIMAL

HEXADECIMAL




0 - 9

0x00 - 0x09

0 -9


12

0x0C

STBY


13

0x0D

MUDO


16

0x10

Aumenta volume


17

0x11

Diminui volume


18

0x12

Aumenta brilho


19

0x13

Diminui Brilho


32

0x20

Aumenta canal


33

0x21

Diminui canal


82

0x52

MENU


          Este protocolo utiliza uma metodologia bem diferente de tudo que já se viu em termos de controle a distância , a primeira metade do pulso combinada com a segunda metade definem o estado lógico do mesmo.Se a primeira metade for zero e a segunda um o bit é definido como sendo positivo ou BIT 1,caso contrário , BIT 0.Cada metade de um pulso tem uma duração de aproximadamente 889us (micro segundos ) o que dá um BIT de 1,778 ms (mili segundos) , assim cada par de pulso correspondente a um BIT tem esse tempo para ser lido pelo microcontrolador e ser interpretado.
A figura a seguir dá um exemplo de como é definida a lógica. 


          
O mais importante de se notar é que este sinal que sai do transmissor é em lógica invertida , por que no receptor o codificador está sempre em nível alto e recebendo o sinal da metade de um pulso em alto do transmissor irá a zero e assim o receptor na verdade inverterá esses níveis , codificará e interpretará para a seguir tomar uma atitude de acordo com o código do sinal.


Montagem do kit

È muito importante ler atentamente todos os itens deste manual e seguir a risca o que está descrito.Na apêndice A, será mostrado o esquema elétrico do circuito, no apêndice B, o desenho da placa montada, O endereço escolhido é um que não esteja definido como padrão dos controles remotos comerciais a fim de se evitar surpresas com acionamentos acidentais, mas depois de aprovar o aparelho pode modificar e usar o controle da TV para ligar ou desligar a luz, por exemplo. Imagine, ter de controlar o aparelho de som ou a televisão e poder acender e apagar a luz ou ventiladores, controlar robôs, etc. Tudo vai depender da sua criatividade.

Componentes Críticos

Muito cuidado com eles no manuseio, evite soldas muito quente e as descargas eletrostáticas.
  1. TSOP4836  e  PIC12F629          

Preliminares

Observe que o item marcado é o único que já vem soldado na placa por ser o mais crítico dos componentes e não deve ser removido a menos que se tenha total certeza do que esteja fazendo. Este componente é o LM78L05, um regulador de 5V em encapsulamento TO92, muita atenção, pois é de costume encontrá-lo nas lojas de eletrônica em encapsulamento TO220, nada impede de se usar a versão TO220.Atente para a posição correta do receptor de IR o TSOP4836.


O transformador pode ser qualquer um de 12V-500mA e pode ser conectado á placa sem polaridade pois o circuito já possui uma etapa de retificação e filtragem. Conecte a saída de 12V no conector X1 marcado na placa. Muito cuidado com as polaridades dos circuitos integrados, diodos e capacitores eletrolíticos, sigam conforme está escrito no desenho do apêndice B.



Continua ..... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário