Busque no blog

domingo, 14 de outubro de 2012

TI launchpad MSP430G2 - A mais barata plataforma de desenvolvimento

TI launchpad MSP430G2
A mais barata plataforma de desenvolvimento
Para adoradores do caríssimo Arduino, uma alternativa.
             Olá, hoje vamos falar de uma alternativa ao arduino, muito mais barata e muito mais em conta e que usa o mesmo conceito do programa para arduino na programação, quero apresentar o ENERGIA. Uma plataforma de desenvolvimento de custo reduzido que permite o reaproveitamento de códigos para o caríssimo arduino na launchpad da Texas Instruments e maior flexibilidade em uma placa de menos de 40,00 reais que também pode ser adquirida na www.cleapseletroeletronica.com .


          Para maiores informações sobre o energia é possível acessar o github do google e obter todas as informações sobre o programa. Quem já programa em www.processing.org ou mesmo já digita códigos para arduino, estará muito a vontade no uso da launchPad da Texas instruments e poderá reutilizar os periféricos deste na launchpad e desenvolver muitos projetos nesta diminuta placa que já incorpora o debugador e o gravador e roda tanto em linux quanto em windows. 
          Um exemplo simples de programa usando a plataforma launchpad da Texas Instruments é o vídeo que fiz para mostrar a facilidade e a usabilidade do programa e do hardware sem muita complicação, simples fácil e rápido. Segue um breve exemplo : 


          Como podemos ver no vídeo acima é comum o uso da protoboard mas uma placa pronta para uso imediato é muito melhor. No exemplo acima eu criei a placa com leds e botôes somando a esta três sensores (temperatura, luz e potenciômetro) a fim de facilitar o uso e desenvolvimento sem ter de ficar retirando componentes eletrônicos da protoboard e facilitando o transporte além de outras comodidades e esta placa está a venda na wwwcleapseletroeletronica.com também.

_________________________________________________________________________________
Começando a usar o energia
_________________________________________________________________________________

          Depois de baixar e instalar o energia, é hora de usar o programa criando alguns exemplos como segue. Primeiro vamos abrir o programa. 
          Depois vamos selecionar a porta onde é conectado e a placa que estamos trabalhando. Se estiver usando linux é /dev/ttyS0 ou o que estiver mostrando na lista do programa na aba tools e se for windows é a COMx que estiver conectada. A placa escolhida é a launchpad versão 1.4 e, usando o microcontrolador que já vem nela, o MSP430G2231, escolhemos esta placa como segue. 



          
          Agora podemos escolher dentre vários exemplos e brincar com o programa e com a placa. No nosso exemplo vamos fazer o famoso 'hello world' que consiste em piscar um led o que é comum entre os microcontroladores quando se vai ter o primeiro contato com o mesmo. Vejamos a figura a seguir. 


Agora que o programa apareceu é só compilar e baixar na placa clicando no botão


          Após compilar e descarregar o programa e o led na launchpad começar a piscar é por que que tudo deu certo, caso contrário reveja as ligações e consulte o manual no site do grupo que criou e mantém o programa e aproveite para fazer novos projetos e novas ideias a serem expostas com este maravilhoso kit de custo reduzido. Novos posts a respeito deste assunto poderão vir a tona, por favor, comentem, ajudar ao blog com mais ideias e sugestões é sempre bem vindo e obrigado por ter tido a paciência de chegar até aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário