Busque no blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Zilog MCU uma abordagem ...

Zilog MCU uma abordagem ... 
Achou interessante e quer ajudar com um valor simbólico ? Clique !


            A ZILOG é uma empresa fundada por Federico Faggin em 1974 sendo ele um dos inventores dos primeiros microprocessadores do mundo.
          A empreza produz produtos em semicondutores para usuários de engenharia, técnicos e entusiastas em eletrônica para a criação de projetos inovadores e criativos.
          A ZiLOG é, também, uma empresa ganhadora de prêmios mundiais na sua categoria e já produziu mais de 1 bilhão de microprocessadores e microcontroladores das linhas Z80 e Z8. Desenvolvedores e empresas podem conseguir maiores possibilidades de colocarem no mercado produtos mais inovadores muito mais rápido devido às ferramentas de desenvolvimento e depuração em hardware e software que ajudam na criação dessas possibilidades na construção de máquinas diversas, telecomunicações, máquinas de venda sistemas de automação residencial e industrial, controles remotos e diversas outras possibilidades.
          Dentre as possibilidades, a empresa conta com uma produção em massa de semicondutores diversos e para vários segmentos. Podemos dizer que seu foco é em microprocessadores, microcontroladores, memórias e processadores de informações digitais que podem ser programados de acordo com a necessidade do desenvolvedor e do problema a ser resolvido.
          Seus produtos são de uso geral e para aplicações específicas (ASSAPs). Os produtos de aplicações específicas não são proprietárias para simples usuários isso por que os produtos de uso geral não são nem para aplicações e nem para desenvolvedor específico, podendo cada um desenvolver o que a imaginação permitir  pois os microcontroladores e microprocessadores possuem áreas internas para se gravar o código que quiser. 
          A Zilog fornece produtos para as mais variadas aplicações, incluindo aí eletrônica de consumo e aplicações, automação de fábricas processos de transações bancárias, periféricos para computador e automotiva dentre várias outras aplicações. 
           O número total de modelos de semicondutores é muito amplo e somente uma visita ao site www.zilog.com poderia sanar algumas dúvidas e escolher o que mais se adequa as suas necessidades. 
           O histórico de modelos de produtos é muito rico e permite sempre inovação de acordo com o mercado e na otimização de firmware na programação desses micros. Eles reinventam continuamente os cores dos seus produtos e, recentemente, introduziram a linha Z8 encore e eZ80 Acclaim!  de microcontroladores. Essas famílias oferecem uma excelente performance e facilidade de uso e aprendizagem. A empresa se preocupa em fornecer continuamente produtos com um número cada vez maior e melhor de funcionalidades permitindo ao mercado ter um produto cada vez mais do tipo SoC ou "system on chip". Essas funcionalidades incluem funções analógicas como conversores analógico para digital, funções de comunicação do tipo UARTs, SPI, I2C e Ethernet, além de funções de auto diagnóstico e proteção, como WDT, Brown out detect e power on reset, simultaneamente, a empresa procura desenvolver cada chip com áreas maiores de memórias RAM e memórias de programa para a execução de programas mais complexos e facilidade com interação com códigos feitos em linguagem C.




          A algum tempo a zilog fez um grande investimento na atualização da sua ferramenta de desenvolvimento por software criando o Developer Studio II, um conjunto de programas em uma IDE,  com melhores e maiores quantidades de bibliotecas, linkadores, assembladores, debugador e compilador C e tudo isso compatível para a maioria das famílias de microcontroladores e microprocessadores. A Zilog também aceita uma variedade grande de ferramentas de terceiros.
          Seus novos planos e melhoramentos estão, agora, no desenvolvimento de programas e códigos de licença grátis para serem usados em sua linha de microcontroladores focando em protocolos de comunicação como TCP/IP e IrDA.  
          Seu principal software de desenvolvimento é o Developer Studio I e II, conhecidos como ZDSII e podem ser encontrados no site da própria ZILOG e é de uso ilimitado quanto a código e aceita tanto assembler quanto compilador C e programa a maioria dos microcontroladores com um pino apenas, o chamado DBG que aceita, inclusive ser reconhecido por uma porta serial emulada por USB-SERIAL. Nem todos, mas conseguimos gravar o CHIP com um modelo HL-340 que usa um prolific 2303 qualquer. 

          Se você gostou desse post e quer mais informação sobre os produtos da Zilog, pode acessar o site deles. Tentaremos postar alguns projetos e assuntos correlatos para que este maravilhoso microcontrolador possa fazer parte do nosso portifólio e assim aumentar o leque de opções para nossos futuros e atuais desenvolvedores de projetos eletrônicos e merecer um país mais desenvolvido e criativo. 
          Comentem, é muito importante ....           



2 comentários:

  1. Olá André,

    Os microprocessadores e microcontroladores da Zilog acompanham minha vida desde o final da década de 70 com placas de desenvolvimento com Z80 (alíás ainda tenho uma delas que eu programava em hexadecimal). Durante a década de 80 mexi muito com os ZX81 e seus clones e finalmente em 1992 quando fui pela primeira vez à ESC na California tomei conhecimento da empresa ZWorld (hoje adquirida pela italiana DIGI) que utilizava em suas placas embedded o processador Z180 (o mesmo que deu origem ao RABBIT). Importei placas da ZWorld de 92 até 98 e depois mantive os projetos com RABBIT. Desse modo, assino embaixo dos comentários do colega André e assim que possível envio fotos desse meu development board de Z80 para o blog. Abraços e Paz Profunda. Ivan Assaritti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade em ler este comentário, Ivan. Agradeceria,sim, de receber algum material e poder postar aqui. Manda algum material da dmpshop e alguns vídeos para eu divulgar também. Grande abraço e Paz profunda.

      Excluir