Busque no blog

sábado, 27 de outubro de 2012

Zilog - MCU de fácil debugagem/gravação ...

Zilog - Z8encore e outras MCUs , gravação e debugagem pela serial do PC.


          Olá pessoal, quero falar agora sobre a sacada fenomenal da Zilog na forma de como podemos escrever os códigos, compilar e descarregar no chip com uma simples porta serial e aceitando, inclusive, conversores de porta usb para serial, inclusive encontrada no site www.cleapseletroeletronica.com para uso em laptops ou computadores sem porta serial física ou por hardware na placa mãe.
          A zilog, como disse, tem um portifólio de microcontroladores e outros dispositivos de memória e sistemas on chip e é uma empresa norte americana que ficou esquecida por aqui no Brasil desde os vídeos games em que eram usados com o microprocessador de nome Z80 e que deu alegria a muitas crianças e adultos com video games tipo ZX spectrum e outros da SEGA.
          Com o tempo a empresa e seus produtos acabaram ficando restritos a poucos desenvolvedores aqui no Brasil em virtude de falta de informação e de produtos a venda no mercado nacional associado a isso outros fatores como investimentos mais pesados de seus concorrentes por aqui, como a www.ti.com e www.microchip.com que praticamente ofuscaram e fizeram com que a zilog deixasse de existir.
          Depois de algum tempo eles resolveram otimizar os CHIPS e o software de programação, criando as linhas Z8 encore e Z8 encore XP, além de outras. Essas duas linhas de microcontroladores são de alta performance e programáveis on chip com uma simples porta serial e conversores seriais Cmos para TTL de 3.3V. Isso mesmo, os chips da Zilog são de baixo consumo e baixa voltagem com uma maior performance comparado com a arquitetura antiga do Z80, mas seguindo a mesma linha de programação em assembler.
          Depois de receber algumas amostras do modelo Z8F6423FT020EG e fazer alguns testes, percebi que programar nele é uma tarefa fácil e confortável e o fato de poder usar um pino apenas de debugem  e gravação, fiquei muito feliz. Fiz o famoso "hello world" dos microcontroladores que é o acender dos leds e a manipulação dos dados internos e dos periféricos da MCU com a maior desenvoltura. Achava eu que teria que ter uma paciência maior e não foi assim.
          Aqui no Brasil eu não sei quem vende ou revende Zilog, mas se houver interessados eu importo alguns kits ou microcontroladores dessa empresa para poder ofertar ao mercado. Se manifestem, se gostaram da novidade.
          Conforme se vê no exemplo de um gravador por porta serial é, somente, por um pino que o microcontrolador recebe os dados que serão gravados nele e debugar as informações contidas nele. É percebível a facilidade e a genialidade de quem criou essa forma de gravar o microcontrolador pois libera os outros pinos de serem sacrificados para essa função como acontece com muitos outros microcontroladores de concorrentes. Querendo deixar claro que não existe microcontrolador melhor um do outro, pois cada um tem suas características que se enquadram no problema a ser resolvido associando a isso as ferramentas e os softwares que vão compor a solução de algum problema, sendo assim, fuja de profissionais que alegam que os micros que eles conhecem são melhores, pois isso é o ponto de vista deles e não a realidade em questão.
          Para efeito de exemplo, a linha Z8 encore e Z8 encore XP contam com um leque de periféricos como, UART, TIMERS,I2C e outras funções que compõem outras famílias de microcontroladores dos concorrentes. O diferencial é ter o software para linguagem assembler e totalmente ilimitado para ANSI C, se comparado com alguns softwares dos concorrentes que limitam o tamanho do código de suas MCUs, o que permite escrever códigos complexos sem se preocupar com tamanho do código com relação a essas limitações do programa, se preocupando com a quantidade de memória do microcontrolador.
          Na figura abaixo temos um diagrama em blocos dos periféricos que compõem essa linha e podemos tirar como exemplo o modelo Z8F6423FT020EG que é um microcontrolador de 20Mhz, funcionando com 3.3V, 64Kb de memória flash, 4Kb de RAM,Conversor AD de 10bits em 12 canais, até 4 timers de 16bits com capacidade de manipular PWM, WDT com oscilador interno, até três canais de DMA, até 60 I/Os, 24 interrupções com prioridades configuráveis, OCD que permite usar um pino para gravação e debugagem, Brown out protect, Power-on reset e funciona com 3.3V tolerante a aceitar sinais de entrada de 5volts.


          Tentaremos fazer um kit e escrever alguns códigos para apresentar o produto como mais uma alternativa para quem trabalha, vive de ou gosta de eletrônica pura e simplesmente. Mas preciso que se manifestem a fim de poder sensibilizar o pessoal da Zilog nos EUA para olharem mais para o mercado brasileiro. Quero que lembrem que este tipo de produto e dessa empresa embarcou muitos videos games nas nossas casas e projetar e programar esses microcontroladores hoje em dia seria muito gratificante e desafiador em virtude de ser uma novidade mesmo existindo a mais de 40 anos essa empresa. 
          No mais é isso e queria receber comentário, dicas ou sugestões. Meu email de contato é andrepereira@ig.com.br e meu site de produtos é www.cleapseletroeletronica.com e muito obrigado a todos .... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário