Busque no blog

sábado, 17 de novembro de 2012

Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 2 - O esquemário.

Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 2


          Depois de ir no site oficial do Kicad, baixar o programa e instalar é hora de brincar com ele e para isso vamos começar fazendo uma breve apresentação dos componentes do menu lateral e da barra de menus.
          Abrimos o programa e teremos uma tela parecida com a que vemos abaixo, lembrando que o Kicad possui várias telas iniciais de acordo com a versão instalada, mas o nome dos componentes é o mesmo, sendo necessário seguir os nomes desses componentes para acompanhar este minicurso.
          Clique em criar novo projeto. Ao abrir a tela, crie um novo diretório e em NOME: dê um nome para o projeto que terá uma terminação .pro . Eu utilizo o diretório BIN da pasta Kicad para colocar esses diretórios com os projetos por comodidade, cada um tem suas preferências.  Clique em salvar e teremos outra tela com o programa quase pronto para dar início.

Veja também: Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 1


          Na tela a seguir vemos o projeto já pronto e falta definir o esquemário e o layout da placa logo a seguir. No meu caso, o Kicad está rodando sob LINUX mas poderia estar rodando sob windows o que daria na mesma tela sem muito estresse ou complicação, aliás, criando seus projetos em kicad você pode salvar em um pendrive e usar ou modificar este em qualquer sistema operacional com muita comodidade. 


          Clicando em   (Eeschema) teremos a tela a seguir : 


          Como é a primeira tela de desenho, é óbvio que não temos nenhum componente e assim recebemos este aviso de que o programa não encontrou o arquivo e neste caso basta clicar em ok e pronto, estamos prestes a fazer uma demostração de uso do KICAD a nível de brincadeira só para sentir a forma profissional que este programa livre e aberto tem. 
          Vamos salvar o projeto a partir daqui para não perdermos nada que já fora criado e clicamos em configuração de página  e temos a figura a seguir : 


          Clicamos em ok  e temos a nossa página pronta para receber os componentes e começar a fazer um esquemário.Como o espaço é pequeno vou mostrar no vídeo como é feito o processo de criar um esqemário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário