Busque no blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Gravando e debugando Zilog Z8 encore com conversor USB-serial em LINUX

Gravando e debugando Zilog Z8 encore com conversor USB-serial em LINUX




     
           Olá amigos do blog, venho neste artigo falar dos conversores USB-Serial no Linux, especificamente nas distribuições DEBIAN e variantes (Ubuntu, Mint, etc...) que muita gente possui dificuldades em fazer funcionar devido as restrições do próprio sistema linux que prega a segurança em primeiro lugar e que para usuários do windows pode parecer decepcionante quando não se tem acesso a informação que permita essas funcionalidades serem automáticas. Bom ! No Linux, tudo é penoso pelo fato do sistema pregar a linha da segurança e quando o próprio dono escreve os scripts e códigos é considerado que o sistema funcione com essa intervenção, diferentemente do windows, onde a maioria das coisas funcionam diretamente o que permite a entrada de programas maliciosos e vírus diversos com a maior facilidade, motivo pelo qual, muitas empresas acabam usando como servidor os sistemas operacionais linux e variantes.
          Para os usuários linux, que compraram um conversor USB-Serial e ao instalarem programas que rodam redondo no linux mas são programas windows rodando sob o Wine e que acessam a porta serial emulada mas não funcionam, eis aqui a solução não definitiva mas funcional.
          Na figura abaixo temos um modelo chamado HL-340, que é um conversor USB-Serial comum e encontrado em diversos sites de compras de produtos de eletrônica e informática e servem também outros modelos, como as variantes do PL-2303 ou FTDI.
          Inicialmente, abrimos o terminal e digitamos "lsusb" como root mesmo, só para saber algumas informações do seu adaptador usb para serial e temos : 

          root@root-A31G:~$ lsusb

          Teremos a seguinte resposta :        

          Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
          Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
          Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
          Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
          Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
          Bus 002 Device 002: ID 0d8c:000e C-Media Electronics, Inc. Audio Adapter (Planet UP-100,    
                  Genius G-Talk)
          Bus 005 Device 002: ID 1bcf:0007 Sunplus Innovation Technology Inc. Optical Mouse
          Bus 002 Device 007: ID 1a86:7523 QinHeng Electronics HL-340 USB-Serial adapter

          Na parte amarela foi definido pelo sistema o barramento e o dispositivo USB e lido as informações como sendo vendor=0x1a86 e product=0x7523, assim, com essas informações poderemos autorizar o sistema operacional Linux a liberar este dispositivo usb sem problemas. 
          Digitamos no terminal o comando de manipulação de módulos do Kernel do Linux, com: 

            root@root-A31G:~$ modprobe usbserial vendor=0x1a86 product=ox7523   e dê ENTER.

          Pronto, sua porta serial emulada está liberada para uso. Basta, agora, configurar algumas informações de baudrate e tipo de com, mas vou deixar como default e automática. 
          Como estou utilizando o ZDSII da Zilog para gravar e debugar os microcontroladores Z8 encore com pino único de DBG ou debuger, vou criar, no WINE, uma regra de acesso com o comando : 

root@root-A31G:~$ ln -s /dev/ttyUSB0 /home/SUA_PASTA/.wine/dosdevices/com2 

          Aqui, "SUA_PASTA" é a que se tem no diretório /home do seu linux e onde esteja instalado o WINE e teremos o programa que usa a porta serial emulada funcionando perfeitamente. 
          A seguir temos o programa ZDSII e um exemplo de projeto para Z8F0822 aberto. Em project selecionamos a opção "Settings" e temos a figura abaixo. Configure conforme se pede. 
          

          Em seguida, vamos conectar o cabo usb-serial com o gravador DIY que foi dado o esquema no post que fala sobre gravador. Olhe os posts anteriores para saber como fazer o seu ou compre um nosso, conforme se vê na figura a seguir : 


          Agora vamos ver como tudo foi feito assistindo a um vídeo bem ilustrativo e que demonstra como é simples, prático e rápido mexer com microcontroladores Zilog. A demanda por este micro sendo considerável, posso tentar trazer alguns kits ou MCUs para a galera poder brincar um pouco com elas. Aceito sugestões de projetos e vou ver se faço alguns para o pessoal poder ir se familiarizando com esta linha de microcontrolador .... Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário