Busque no blog

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 3 - fazendo a PCB

Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 3



          Olá, nobres leitores.
          Depois de um tempo ocupado estou de volta para poder apresentar como fazer suas placas de circuito impresso de maneira bem fácil e rápida. Primeiro, vamos abrir o programa Kicad que foi baixado em www.kicad-pcb.org  ou em http://iut-tice.ujf-grenoble.fr/kicad/  e instalado em local de sua preferência, clicando em lembrando que esse símbolo pode mudar em virtude de novas atualizações do programa, mas seguindo sempre o mesmo princípio. Dessa forma teremos a janela a seguir :


       
Em versões mais antigas do kicad a tela é mais parecida com a da figura seguinte, sem nada de
diferente no uso do programa, ou seja, tanto o programa antigo como o novo o efeito é o mesmo.


          Agora vamos abrir o CVPCB em     e clicar nas descrições do lado direito que correspondam ao componente do lado esquerdo, caso não saiba bem qual componente é o mais indicado, é possível ver o 3D dele clicando na aba de menu gráfico em    e se mesmo assim não estiver satisfeito, pode ir escolhendo o footprint que melhor se adapte ao seu componente. A figura abaixo pode expressar bem melhor o que se tem nessa escolha :


          Depois que associou todos os componentes basta gravar na netlist gerada no desenho e clicar em salvar, a janela pode ser fechada sozinha, dependendo do computador, sistema operacional e versão de kicad ou basta fechar o cvpcb.
          Neste momento, é hora de abrir o pcbnew na mesma tela principal do kicad ou na tela de desenho do  EEschema em   e teremos a figura a seguir :


          A partir daqui é ler o footprint e proceder o processo de confecção da placa de circuito impresso que será mostrado no vídeo a seguir :



          Espero ter sanado algumas dúvidas no uso do programa e se não consegui, podem me escrever em andrepereira@ig.com.br ou enviar uma mensagem por este canal que terei o prazer de poder ajudar. Gostaria de poder receber dicas, reclamações ou mesmo críticas para poder melhorar o sistema e os cursos e dicas sobre o programa kicad, que é uma ferramenta muito boa comparada com as versões pagas ou limitadas de outros programas. Se quiser se aprofundar mais um pouco e estudar o programa na sua programação e se aperfeiçoarem o mesmo o melhor seria com microvias que o kicad já possui e que pode ser melhorado. No mais é só isso e espero poder ter alcançado seus objetivos ao chegar aqui neste post. Até a próxima.





         

Nenhum comentário:

Postar um comentário